ImovelSA.net - Segurança total na compra do seu imóvel!

ImovelSA.net - Segurança total na compra do seu imóvel!

Dúvidas, informações.  Entre em contato.

Status:
Bairro:

Busca avançada


Imoveis - Minha Casa Minha Vida


SIMULADORES
Simule aqui sua prestação

Banco do Brasil
Caixa Econômica
HSBC
Santander
Unibanco
Banco Real
Bradesco


Guia de Compra de Imóvel | Imóvel Usado

Guia de Compra de Imóvel

Imóvel Usado

 
É comum o comprador de imóvel, na ânsia de realizar o sonho da casa própria, deixar de fazer algumas exigências necessárias para que o sonho não se torne um pesadelo.
Antes de assinar o documento de compra e efetuar o pagamento, para garantir a segurança do negócio e a tranquilidade futura, é preciso ter as seguintes cautelas:

ESCOLHA DO IMÓVEL

1) Verifique se o imóvel escolhido atende a todos ou pelo menos à maioria dos requisitos da família quanto a localização, proximidade do comércio, de escolas, serviços de transporte, etc...

2) Para garantir ao vendedor o seu interesse de compra, faça um sinal, mediante recibo com firma reconhecida em cartório, com valor máximo de 1% do valor de venda do imóvel.

VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DO IMÓVEL

Veja a relação de documentos que o vendedor deverá apresentar, antes mesmo da realização do negócio:

1) Escritura de compra do imóvel devidamente registrada no RGI (Registro Geral de Imóveis).

2) Certidão de Ônus Reais atualizada (máximo de 30 dias de emitida). Esta certidão comprova a propriedade do imóvel, o registro no RGI e a inexistência ou não de encargos e gravames (foros, penhoras, hipotecas, etc...) pesando sobre o imóvel;

3) Certidão de Situação Imobiliária - Quitação Fiscal. Expedida pela Prefeitura, indica a situação do imóvel em relação à quitação do IPTU, Taxa de Lixo, Taxa de Incêndio, etc...;

4) Certidão de Situação Efitêutica. Expedida pela Prefeitura, informa se o imóvel é foreiro ou não.

VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DOS VENDEDORES

1) Certidão Negativa de Ajuizamento de Ações CÍveis e Fiscais do 1º, 2º, 3º, 4º e 9º Registros de Distribuição da Capital e Serviços de Distribuição da Justiça Federal (expedida pela Internet - www.jfrj.gov.br), para verificar se existem ações contra os vendedores (marido e mulher quando casados).

2) Certidão de Capacidade Jurídica dos vendedores - 1º e 2º Ofícios de Interdições e Tutelas para as capitais e RCPN (Registro Civel da Pessoas Naturais) para as demais cidades.

3) Quando o imóvel intregrar um condomínio, solicitar ao Síndico uma declaração relativa e inexistência de débitos condominiais da unidade a ser adquirida.

4) Documentos de identificação originais dos vendedores - identidade, CPF, Certidão de Casamento, Averbação de
Divórcio, etc...;

QUANDO O VENDEDOR FOR PESSOA JURÍDICA

1) Exigir a apresentação da CND (Certidão Negadiva de Débito) do INSS, dentro do prazo de validade de 6 meses;

2) Exigir a CRF (Certidão de Regularidade do FGTS).

VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO JURÍDICA DO CONDOMÍNIO (quando o imóvel integrar algum condomínio)

1) Certidão Negativa de Ajuizamento de Ações CÍveis e Fiscais do 1º, 2º, 3º, 4º e 9º Registros de Distribuição da Capital e Serviços de Distribuição da Justiça Federal, para verificar se existem ações contra o Condominio.
 
ESCOLHA DO TABELIÃO

1) Reanálise dos documentos pelo Tabelião;

2) Se aprovada a documentação pelo Tabelião, solicita-se a emissão da Guia de recolhimento do do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imobiliários).

RECOLHIMENTO DO IMPOSTO DE TRANSMISSÃO

1) Correspondente a 2% (dois por cento) do maior valor (negócio ou avaliação da Prefeitura), o pagamento do ITBI será efetuada na rede bancária, com guia própria emitida pela Prefeitura.

2) A responsabilidade do pagamento do ITBI é do comprador.

NOS CASOS DE DOAÇÃO

O procedimento será o mesmo, passo a passo, exceto para o recolhimento do imposto que no caso é o ITD, recolhido para o Estado, cuja alíquota é de 4% (quatro por cento) sobre o valor da avaliação.

LAVRATURA DA ESCRITURA
A escritura, lavrada no Cartório do Tabelião escolhido, é realizada na presença dos vendedores e compradores ou seus prepostos devidamente autorizados por procurações, que a assinam na presença do Escrivão do Cartório, cujo traslado deverá ser entregue às partes em no máximo 72 horas.

REGISTRO DA ESCRITURA

1) Lavrada pelo Cartório, a escritura deverá ser apresentada no Registro Geral de Imóveis da região onde se localiza o imóvel;

2) O RGI fará a prenotação e, no prazo de 30 dias, a análise do título.

3) Se aprovado na análise, faz-se a transmissão da propriedade;

4) Se houver exigências, o adquirente terá o prazo de 30 dias para cumprí-las;

5) Após o cumprimento das exigências, transmite-se a propriedade.

CUIDADOS ESPECIAIS

1) Para maior segurança deve-se requerer ainda certidões do 7º Ofício de Registro de Distribuição de Títulos da Capital, para saber se contra os vendedores existem títulos apontados ou protestados;

2) Requerer Certidões dos 5º e 6º Distribuidores. Estas certidões informam se o vendedor possui outro imóvel no município de seu domicílio. Esta informação é fundamental para negociações com a Caixa Economica Federal.

3) Verificar se imóvel está situado em área de recuo ou investidura, examinando o P.A. (Projeto de Alinhamento) do logradouro, junto à Prefeitura;

2) Quando houver divergência no estado civil dos vendedores (declararem-se viúvos ou divorciados e na escritura constar outro estado civil), verificar a existência de partilha ou adjudicação a ser registrada no RGI. Se houver mudança de estado civil dos vendedores após a aquisição do imóvel e antes do seu registro no RGI, a nova condição civil deverá ser averbada
.

Acesse: Guia de Compra de Imóvel



 

Use o formulário para tirar suas dúvidas sobre:
 "Guia de Compra de Imóvel - Imóvel Usado"

 

Nome:
*
E-mail:

*

Telefone/Celular (ddd):

*

Telefone/Celular (ddd):

Assunto:

*

Mensagem:

*

      

 

* campos necessários

Utilize este link para ler nossa Politica de Privacidade


Quer Vender Seu Imóvel?  Clique Aqui!
ImovelSA - Noticias Imobiliarias - Deu nos Jornais

DESTAQUES - Lançamentos Imobiliários no Rio de Janeiro - ImovelSA.net

Vitality Spa Condominio -2 e 3 quartos -  Barra da Tijuca
Reserva do Parque - Cidade Jardim - 2 e 3 quartos - Barra da Tijuca
  Copyright 2009. By ImóvelSA